UMIC

União de mocidade da Igreja de Cristo

TECENDO UMA TRAJETÓRIA DE LUTAS E VITÓRIAS

UMA PALAVRA INICIAL


O presente histórico é uma produção realizada com a participação de alguns dos presidentes, ex-presidentes e demais membros da diretoria da UMIC em âmbito nacional desde a sua fundação, dos quais, destacamos: o presbítero Esdras Dantas (Igreja de Cristo em Cidade Verde, Natal/RN), o presbítero David Alencar (Igreja de Cristo em Fortaleza/CE), a irmã Enila Dias (Igreja de Cristo em Martins/RN) e outros irmãos que, com muita empenho, buscaram na memória e em outros registros, datas e fatos importantes, para acrescentar ao nosso relato. Assim, todos os antigos e atuais diretores da UMIC reconhecem a importância dela para as suas vidas ministeriais, profissionais e pessoais. Por isso, nossos sinceros agradecimentos a todos os diretores, pastores e demais colaboradores desta linda obra que, no decorrer dos anos, se unirão no propósito de expandir o Reino de Deus na terra por meio da juventude,  mesmo aqueles que não forem citados, em vista da proposta sucinta desse relatório histórico, saibam, Deus retribuíram vosso amor e dedicação a esta obra!
A UMIC com muito amor e singeleza,  vem contribuindo desde sua criação para o avanço missionário, que é a principal meta da denominação Igreja de Cristo no Brasil. Irmanados líderes e, jovens, que confiaram na força de nossa juventude, mantiveram a fé e a persistência na implantação e propagação do evangelho por meio de programações destinadas à toda a Igreja, e  especialmente aos jovens, os mesmos de quem, João, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” (I João 2:14b).
A cada dia, novas igrejas são implantadas, novas regiões são criadas e a UMIC se propõe a servi-las, como um canal de acolhimento e de referência, e nesse esforço todos jovens, adultos, crianças e anciãos dedicam suas orações, tempo, finanças, ideias e palavras de ânimo.
 
Assim é transbordante a alegria de todos os envolvidos em relatar a trajetória de um departamento que tem trilhado caminhos de desafios, mas também de conquistas. Por essa oportunidade de saber que história, será contada, e que ouvida e conhecida pela Igreja que amamos, nossa alegria é imensurável, é transbordante!

Assim se conta a nossa história:


OS INìCIOS
 
O início de tudo ou melhor, “os inícios” de tudo, pois por volta de 1990, o que já existia na prática, assumiu formais mais consistentes e definidas: um departamento de jovens. Em 1995, a partir de uma reunião realizada sob a coordenação do, hoje presbítero, Esdras Wesley Dantas, o grupo de jovens da Igreja de Cristo passou a ser denominado União da Mocidade da Igreja de Cristo, a saber, UMIC.
No IX Congresso Nacional, na cidade de Fortaleza/CE, ficou decidido que o ministério de Natal sediaria o X Congresso Nacional e que alguns jovens estariam à frente deste evento. Para tanto, no ano de 1998, na cidade de Mossoró, foram programadas ações articuladas para que fosse realizado o X Congresso Nacional da UMIC, no ano 2000.
À época a liderança era composta pelo irmão Esdras Wesley Dantas (coordenador), Luciano César Costa Andrade (vice-coordenador), Híder Paulo Andrade (secretário). Nesta reunião de viabilização do congresso, os objetivos e alvos a serem alcançados foram: fortalecer as regiões e promover a articulação da UMIC Nacional. Na ocasião, a cidade de Natal ficou responsável por organizar este evento. 

A PRIMEIRA DIRETORIA

Presb. Esdras Dantas

1º Coordenador da UMIC e sua esposa

Luciano César Andrade

Vice- coordenador da UMIC

Hilter Paulo

Secretário -UMIC

PROJETO 2000



Projeto de viabilização do Congresso, entregue aos presentes na reunião, trouxe dados importantes sobre a denominação e uma proposta de programação do evento: imagens abaixo.


Material da época

Projeto apresentado na reunião, em 1998.
Fonte: Arquivo pessoal do presbítero Esdras.
Projeto apresentado na reunião, em 1998.
Fonte: Arquivo pessoal do presbítero Esdras.
Projeto apresentado na reunião, em 1998.
Fonte: Arquivo pessoal do presbítero Esdras.
Folder do X Congresso Nacional, no ano 2000.
Fonte: Arquivo pessoal do presbítero Esdras.
Cartaz do X Congresso Nacional, no ano 2000.
Fonte: Arquivo pessoal do presbítero Esdras.

2002

Em 2002, houve o XI Congresso na cidade de Mossoró/RN, e na época a UMIC estava sob a presidência do irmão Heliel Fonseca. Neste congresso, foi eleita a seguinte diretoria: Enila Dias, Neucira, Herbert, Edmilson e Ednaldo. Esta equipe, junto à diretoria regional, realizou o Congresso Nacional, na cidade de Fortaleza/CE, no Colégio 7 de Setembro, no ano de 2004. Este, então, foi o XII Congresso Nacional



Diretoria eleita no XII Congresso Nacional em Mossoró/RN
Diretoria eleita no XII Congresso Nacional em Mossoró/RN
Fonte: Arquivo pessoal de Enila Dias

  Em 2006, houve o XIII Congresso Nacional na cidade de Recife/PE, e à frente deste evento esteve a seguinte comissão: Leoneide Queiroz, Neucira Barbosa, Ednaldo Dias, Patrícia, Leonardo, e Enila Dias. Neste mesmo congresso, a equipe declinou da reeleição, ficando em seu lugar o irmão Antônio Aliandro (Caraúbas/RN), como presidente, e sua equipe.
  Após algum tempo sem promover programações, o então presidente nacional da Igreja de Cristo no Brasil, pastor Robério Barreto, no ano de 2010, convidou a irmã Enila Dias a formar uma nova comissão para a realização de mais um congresso. Sendo assim, em Fortaleza/CE, no ano de 2012, ocorreu mais um Congresso Nacional, também no Colégio 7 de Setembro, na cidade de Marcanaú/CE.
 A comissão estava na direção da irmã Enila Dias (ICB Martins/RN) juntamente com o presbítero David Alencar (ICB Antônio Bezerra, Fortaleza/CE), Tereza Dantas (ICB Centro, Fortaleza/CE), Alexandre Nunes (ICB Centro, Mossoró/RN), Delson Junior (ICB João XXIII, Fortaleza/CE) e Aquila (ICB Centro, Mossoró/RN). Desta feita, foi realizado o XIV Congresso Nacional da UMIC, no Centro Educacional 7 de setembro na cidade de Maracanú/CE, com o tema “Renovando o Primeiro Amor”, no período de 13 a 15 de novembro de 2010, sob a supervisão do Pastor Robério Barreto.
  Neste congresso, estavam presentes as seguintes Regiões Ministeriais: Leste e Oeste Ceará, Norte Ceará, Oeste Central RN, Leste RN/PB/PE. Em torno de 160 congressistas participaram deste momento de comunhão, louvor a Deus e aprendizado das Escrituras Sagradas. Ministrando a palavra, estiveram os seguintes palestrantes: pastor Alexandre Carneiro, pastor Robério Barreto, pastor Denis e pastor Carlos Queiroz, dentre outros.
  Na ocasião, foi eleita uma diretoria composta pelos seguintes componentes: presidente: Ir. Adilson Paiva (ICB João XXIII, Fortaleza/CE), vice-presidente: Missionária Eveline da Hora (ICB Centro, Sobral/CE), 1º Secretária: Ir. Tereza Dantas (ICB Centro, Fortaleza/CE), 2º Secretária: Ir. Renata Maciel (ICB João XXIII, Fortaleza/CE), 1º Tesoureiro: Alexandre Nunes (ICB Centro, Mossoró/RN), 2º Tesoureiro: Delson Júnior (ICB João XXIII, Fortaleza/CE). Tal diretoria assumiu para gerir entre Novembro de 2010 a Outubro de 2012. Dentro desse período, a missionária Eveline, Tereza Dantas e Alexandre Nunes entregaram os seus cargos. Foi feita a escolha da Região Norte/CE para realização do congresso do ano seguinte, no entanto, não foi possível a concretização deste evento.
  É importante destacar que, neste período, foram promovidas viagens de visita às regiões ministeriais Norte Ceará, Leste e Oeste Ceará, e Oeste Seridó/ RN, com o objetivo de reunir os líderes e demais jovens das UMIC locais, realizando assim, um momento de integração e estímulo à participação de todos nos eventos promovidos pela UMIC Nacional.
  Também, foi realizado um culto nacional na ICB Centro, de Mossoró/RN, no mês de Agosto do ano de 2012, no qual estiveram presentes duas regiões e a ministração da Palavra ficou à cargo do pastor Evandro (ICB Parque Araxá/CE).
Havendo a necessidade de composição de alguns cargos da diretoria, foi feito o convite ao presbítero David Alencar para assumir a 2º Secretaria da UMIC Nacional. Assim sendo, a liderança passou a ser composta por: Adilson (Presidente), Renata e David (secretários) e Delson Júnior (Tesoureiro). Esta diretoria realizou o XV Congresso Nacional com o tema “Unido pela mesma fé” no Centro Educacional 7 de Setembro na cidade Maracanaú/CE, entre os dias 09 e 11 de novembro de 2012. 


Congresso Nacional, 2012.

Fonte: Arquivo pessoal de David Alencar


  Na ocasião, participaram as seguintes regiões ministeriais: Leste e Oeste Ceará, Norte Ceará, Oeste Central/RN e Oeste Seridó/RN, totalizando cerca de 170 congressistas. Como palestrantes, colaboraram: pastor Welligton, pastor Felipe da Hora, pastor Mano, dentre outros. Esteve presente também, o pastor e Cantor Marcos Góes.
  Desta feita, foi eleita uma nova diretoria composta pelos seguintes irmãos: presidente: presbítero David Alencar (ICB Antônio Bezerra, Fortaleza/CE), vice-presidente: Paulo Roberto (ICB Centro, Mossoró/RN), 1º Secretário: Ferreira Júnior (ICB Parque Araxá, Fortaleza/CE), 2º Secretário: Pastor Wid Fernandes (ICB Apanha Peixe/RN), 1º Tesoureiro: Delson Júnior (ICB João XXIII, Fortaleza/CE), 2º Tesoureiro: Allyson Bezerra (ICB Planalto, Mossoró/RN). Esta diretoria assumiu para gerir entre o mês de Novembro de 2012 a Outubro do ano de 2014. Foi feita a escolha da Região Oeste Seridó/RN para realização do próximo congresso (2014), contudo, não foi viável a realização deste evento.
  Ressalta-se ainda que aos dias dezenove de janeiro do ano de dois mil e treze foi realizado um culto nacional na ICB Apodi/RN. Na ocasião, participaram quatro regiões ministeriais e a ministração da palavra foi feita pelo pastor Maildson Fernandes, presidente nacional da ICB, na época. Realizou-se também um culto nacional na ICB Centro de Mossoró/RN, no mês de Julho de 2013 e Agosto de 2014, nos quais estiveram presentes duas regiões eclesiásticas.
Neste mesmo período, houve também visitas às regiões ministeriais Leste e Oeste Ceará, Norte Ceará, Leste RN/PB/PE e Oeste Seridó e os irmãos Paulo Roberto, Wid e Ferreira Júnior entregaram seus cargos. A diretoria não foi reestruturada com substitutos, no entanto,       solicitamos o apoio dos presidentes regionais Allyson Bezerra, Cintia Varela e Jeferson Carvalho, para apoiar esta grande obra.
  O XVI Congresso Nacional foi realizado com o tema “Vivendo a essência de um Cristo imutável” no Centro Educacional 7 de Setembro na cidade de Maracanaú/CE. Tal evento ocorreu nos dias 31 de outubro e 01 e 02 de novembro do ano de 2014. Estiveram presentes as regiões ministeriais Leste e Oeste Ceará, Norte Ceará, Oeste Central/RN, Leste RN/PB/PE, e Maranhão/Piaui. Em torno de 136 congressistas compartilharam de momentos especiais nestes dias. Como palestrantes desse evento, tivemos Pastor Robério Barreto e Pastor Márcio Moraes.
Congresso Nacional, 2014.
Fonte: Arquivo Pessoal De Pb David Alencar
: Congresso Nacional, 2014.
Fonte: Arquivo pessoal de Pr. Márcio de Moraes

   Na ocasião, foi eleita uma nova liderança nacional da UMIC formada pelos seguintes componentes: presidente: presbítero David Alencar (ICB Antônio Bezerra, Fortaleza/CE), vice-presidente: Allyson Bezerra (ICB Planalto, Mossoró/RN), 1º Secretário: Felipe Medeiros (ICB Florânea/RN), 2º Secretário: Jose Jehová (ICB Aeroporto, Mossoró/RN), 1º Tesoureiro: Delson Júnior (IC João XXIII, Fortaleza/CE), 2º Tesoureiro: Batista Júnior (ICB Vila Velha, Fortaleza/RN). Esta diretoria assumiu para gerir entre novembro de 2014 e outubro de 2016. Neste período, o irmão Felipe Medeiros entregou seu cargo e, em assim sendo, convidamos a irmã Dâmares Saldanha (ICB Maracajaú/RN) para nos ajudar na secretaria

.

DIRETORIA ELEITA - 2014-2016

 Posse da Diretoria -  2014.
Fonte: Arquivo pessoal de Pr. Márcio de Moraes

  Foi realizada a escolha da Região Leste RN/PB/PE para realização do congresso nacional de 2016 sob a ajuda e cooperação da então presidente regional Cintia Varela. Realizou-se um culto nacional no dia 31 de janeiro de 2015, na ICB Quintas, Natal/RN, no qual estiveram presentes três regiões ministeriais e como preletor esteve o presbítero David Alencar. Neste período, fizemos visitas às seguintes regiões: Leste e Oeste Ceará, Norte Ceará, Oeste Seridó/RN, Leste RN/PB/PE e região RN/PB/BA/PE/SP/MG.
 
 Quanto ao 17º Congresso Nacional, esteve baseado no tema “A Eficiência das ações de um jovem em Santidade” e foi realizado na cidade de Macaíba/RN, nos dias 11,12 e 13 de novembro de 2016. Estiveram presentes as regiões ministeriais Leste e Oeste Ceará, Norte Ceará, Oeste Central RN, Leste RN/PB/PE, Maranhão/Piauí. Na ocasião, foi eleita a seguinte diretoria: presidente: presbítero David Alencar (ICB Antônio Bezerra, Fortaleza/CE), vice-presidente: Jeferson Carvalho (ICB Monte Castelo, Fortaleza/CE), 1º Secretário: Dâmares Saldanha (ICB Maracajaú/RN), 2º Secretário: Jose Jehova (ICB Aeroporto, Mossoró/RN), 1º Tesoureiro: Delson Júnior (ICB João XXIII, Fortaleza/CE), 2º Tesoureiro: Batista Júnior (ICB Vila Velha, Fortaleza/RN). Esta diretoria assumiu para gerir entre novembro de 2016 a agosto de 2018. É válido ressaltar que, dentro desse período, o irmão Delson Júnior entregou seu cargo e, para substituí-lo, assumiu o irmão Allyson Bezerra (ICB Planalto, Mossoró/RN).
Fonte: Arquivo pessoal de Dâmares Saldanha

DIRETORIA ELEITA – 2016-2018

Presb. David Alencar

Presidente

Jefferson Carvalho

Vice-presidente

Dâmares Saldanha

1ª Secretária

Allyson Bezerra

1º TesoureIro

Batista Júnior

2º Tesoureiro

José Jehová

2º Secretário
  Foram realizados, a partir do ano de 2016: cultos da UMIC Nacional em algumas congregações de Mossoró e regiões circunvizinhas como, por exemplo, as igrejas do bairro Aeroporto e Centro (Mossoró/RN), visita à ICB da cidade de Governador Dix-Sept-Rosado e presença da liderança nacional nos congressos das regiões ministeriais: Região Leste RN/PB/PE (Recife/PE) e Oeste Seridó/RN, dentre outras.

   Houve visitas às congregações e regiões nas quais a UMIC local necessitava de um maior apoio e incentivo, envolvendo assim os jovens e reunindo-se com eles para compartilhar das ações e projetos a serem desenvolvidos e, em janeiro de 2018, ocorreu uma reunião com todos os líderes das regiões ministeriais de todo o Brasil (presencialmente e via internet) para divulgar o Congresso Nacional de 2018 e compreender como este evento seria organizado.

  Por fim, mas não menos importante, na tecitura deste relato histórico, é imprescindível resgatar os relevantes avanços alcançados, durante todos as décadas aqui apresentadas, em especial, nos últimos anos. Avanços estes que vem contribuindo para o desenvolvimento eficaz e organização da Igreja de Cristo no Brasil e, consequentemente, da União de Mocidade da Igreja de Cristo – UMIC Nacional. Graças a Deus pela vida dos que iniciaram esta obra!

  Continuamos avançando em 2017, sendo marcante e decisivo para o desenvolvimento da UMIC  a aprovação pelo Conselho Nacional das Normas de Convivência da UMIC NACIONAL, REGIONAL E LOCAL, pelas quais foram organizadas legitimamente este Departamento, metas e acima de tudo, a UMIC finalmente recebeu o tratamento de órgão auxiliar da Igreja de Cristo em todas as esferas, passando a integrar o Conselho Representativo nacional, com direito a assento,  vez e voto, o que nos aproximou mais ainda das lideranças de nossa igreja.

  A partir de nosso legitimo recebimento como membros das Reuniões do Conselho Representativo e de todos os obreiros que a compõem, o presidente nacional pastor Márcio Moraes; designou o pastor Francinilson Melo para o cargo de conselheiro da UMIC, aumentando nosso sentimento de pertencimento à nossa amada igreja, e renovando nosso ânimo e disposição de toda Diretoria da UMIC NACIONAL para o cumprimento zeloso e dinâmico de nossas finalidades e atividades.



Pr. Francinilson Melo
Conselheiro da UMIC

   Finalmente, fato ainda mais inovador e cativante, será a realização do primeiro congresso nacional da UMIC em conjunto ao Concílio de Obreiros, nos dias 17 a 19 de Agosto, no Hotel Mardunas (São José de Mipibu/RN).

 Na realização deste evento, todas as regiões ministeriais (Oeste Central RN/PB, Leste Oeste CE, Norte CE, Leste RN/PB/PE, Oeste Seridó/RN, Maranhão/Piauí, Bahia, São Paulo, RJ/São Gonçalo e Pará) e seus respectivos líderes, têm sido mobilizados a fim de colaborar com este momento tão especial para todos os jovens da Igreja de Cristo no Brasil.

  Mediante tudo que foi aqui relatado, expressamos o nosso louvor e a nossa gratidão ao Rei dos reis, Senhor dos senhores, por seu imenso amor, pelo seu favor na vida de cada jovem que tem contribuído com a UMIC Nacional, na esperança, na certeza e na fé que Deus continuará conosco, realizando a boa obra e fazendo-nos frutificar no seu Reino: Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. I Coríntios 15:58.

ANEXOS

  • Imagem 1: Verso do folder do X Congresso Nacional
  • Imagem 2: XII Congresso Nacional – Fortaleza/CE
  • Imagem 3: XII Congresso Nacional – Fortaleza/CE
  • Imagem 4 - Congresso Nacional  2014– Fortaleza/CE
  • Imagem 5 - Congresso Nacional 2014– Fortaleza/CE